VIVA MATEMÁTICA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Judô, Karatê, Boxe, Capoeira e Muay Thay

Ir para baixo

Judô, Karatê, Boxe, Capoeira e Muay Thay Empty Judô, Karatê, Boxe, Capoeira e Muay Thay

Mensagem  Denise Qui Nov 18, 2010 10:47 pm

Karatê

O karatê é predominantemente uma arte de golpes, como pontapés (chutes), socos, joelhadas e cotoveladas e golpes com a palma da mão aberta. Bloqueios de articulações, lançamentos e golpes em áreas vitais também são ensinados, dependendo do estilo. Um praticante de caratê é denominado "carateca" ou "karate-ka.

O caratê é uma forma de budo , enfatizando as técnicas de percussão atemi waza (como defesas, socos e chutes) ao invés das técnicas de projeções e imobilizações. O treino de caratê pode ser dividido em três partes principais: Kihon, Kata e Kumite.

* Kihon é o estudo dos movimentos básicos.
* Kata é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em seqüências fixas de movimentos.
* Kumite é a luta propriamente dita. Em sua forma mais básica é combinada (com movimentos predeterminados) entre os lutadores para, posteriormente, alcançar o jyu kumite (combate livre ou sem regras). A forma desportiva, ou combate com regras, é conhecida como Shiai-kumite.


Judô

História do Judô

O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa.

O judô teve uma grande aceitação no Japão, espalhando, posteriormente, para o mundo todo, pois possui a vantagem de unir técnicas do jiu-jitsu (arte marcial japonesa) com outras artes marciais orientais.

Luta e regras

As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.

Ippon: o objetivo do judô é conquistar o ippon (ponto completo). O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra.

Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.

Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um terço de ponto.

Koka: menor pontuação do judô. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado. Quatro kokas não gera o final da luta, embora ele seja cumulativo.

Proibições

No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.


Boxe

O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

Golpes

* Jab ou jabe: Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear;

* Direto: Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte;

* Cruzado (cross): Tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto;

* Hook ou gancho: Desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabeça ou abdome, dificultanto a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado, próximo e contornando a guarda adversária;

* Uppercut: Golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.


Muay Thai

É conhecida mundialmente como A Arte das Oito Armas, pois se caracteriza pelo uso combinado dos dois punhos + dois cotovelos + dois joelhos + dois 'canelas e pés', e associado a uma forte preparação física que a torna uma luta de contato total poderosa e eficiente.

Todo golpe do Muay Thai tem o objetivo de acabar com a luta (knock out). As combinações de golpes são certeiras. Utilizam-se socos parecidos com os do boxe, golpes com as 'canelas e pés', típicos desta luta, e também os joelhos e cotovelos.[carece de fontes?].

O Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.
Golpes básicos

* Socos (Mhad)
* Chutes (Dteh)
* Joelhadas (Khao)
* Cotoveladas (Sawk)
* Defesas (Pongkan)
* Clinchs (Plam)


Capoeira

O Surgimento

O surgimento da Capoeira no Brasil foi devido as condições em que
os escravos eram obrigados a viver , condições que muitas vezes
os levavam a morte.A cultura africana sofre modificações face à nova
realidade e toda a revolta de um povo vai se moldando a ansia de
liberdade , surge então a capoeira uma luta em forma de dança que
tornou realidade um sonho chamado de liberdade.
.
A Luta

A Capoeira é uma luta de defesa e ataque em que os praticantes
usam os pés e a cabeça sendo as mãos de menor uso mas nunca de
menor importância tanto para o ataque como na defesa . Os europeus
acostumados a lutar com as mãos não tinham a menor chance contra
os negros e perdiam fácil . Os senhores de engenhos proibiram então
a prática dessa luta entre os escravos , sofrendo pressão da Polícia
Imperial e Milícia Republicana, Os negros porém acharam uma solução:
disfaçaram a Capoeira colocando mimicas e danças acompanhadas de
músicas . Quando o feitor passava pelos negros "Brincando de Angola"
batia palmas , apreciava , achava bonito sem saber que ales estavam
praticando a já proibida capoeira . Assim disfarçada em divertimento a
capoeira sobreviveu até os dias de hoje.



Denise
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos