VIVA MATEMÁTICA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

esportes para o sucesso

Ir para baixo

esportes para o sucesso     Empty esportes para o sucesso

Mensagem  Isaac j Qui Dez 09, 2010 10:47 pm

Salto com vara O primeiro evento de salto em altura foi registado na Escócia, no século XIX, com a fasquia colocada até 1,68 m. A prova faz parte do programa olímpico desde os Jogos de Atenas em 1896, onde o vencedor foi Ellery Clark dos Russos.
Os Paises que mais tem recordes mundias e os seus desportitas são J. Sotomayor da cuba 2,45 m[1]
1993, Salamanca com orecorde mundial ,Andrey silnov da Russia campão olimpico pequim 2008,
Yaroslav Rybakon campeão mundial Berlim 2009
Regras Regras

A altura minima a saltar é determinada pelos organizadores e juízes de uma competição oficial. Os atletas escolhem a altura a qual desejam começar. Os atletas saltam por turnos e têm três chances de superar essa marca sem derrubar a partida. Após um primeiro salto bem sucedido, são os próprios atletas que decidem que altura vão saltar de seguida. À medida que o atleta vai conseguindo superar as marcas sem derrubar a fasquía, a altura sobe tipicamente em incrementos de 3 a 5cm. Quem falha após três tentativas é eliminado. Para efeitos de desempate, contam o número de tentativas efectuadas antes de superar uma dada marca. Por exemplo, o atleta que supera 1,80 m à primeira, ficará à frente do que supera 1,80m à segunda tentativa.

A fasquia é uma barra de fibra de vidro ou alumínio, de peso determinado e com cerca de quatro metros de comprimento. A secção da barra é normalmente circular, mas pode também ser quadrada ou triangular. A fasquia é suportada por dois postes verticais. Por detrás da fasquia encontra-se uma zona de queda, revestida de um material que ampara a queda do saltador. O saltador pode fazer uma corrida de balanço, normalmente cerca de 20 metros, até à fasquia.

O salto é declarado nulo se a fasquia cair. Os atletas podem, no entanto, tocar a fasquia num salto válido, desde que esta não caia do seu suporte.Tendo apenas três tentativas, o atleta pode correr para saltar e pode decidir não saltar, a partir daí conta-se 1 minuto para outra tentativa. Se o tempo acabar dá-se o salto como nulo.

O que o esporte muda na vida do atleta , depoimento de uma atleta do salto com vara Seu primeiro contato com o esporte foi realmente com a ginástica artística?
Sim, quando eu tinha 7 anos minha mãe me levou para fazer ginástica pois algumas amigas da escola faziam.


Como foi a mudança para o salto com vara?
Quando eu estava com 16 anos comecei a pensar em parar a ginástica pois eu cresci demais e sabia que não chegaria a ser uma grande atleta. Mas queria continuar fazendo esporte. Então meu pai viu um anúncio em um jornal em Campinas sobre um teste em uma escolinha de atletismo e sugeriu que eu fosse lá fazer. Fiz o teste que era corrida de 50m, 1000m e salto em distância, e fui super bem. Meu atual técnico, Elson Miranda, era um dos que estavam selecionando os atletas e me perguntou se eu fazia algum outro esporte. Quando ele soube que eu fazia ginástica, já me encaminhou para o salto com vara.

Começando dessa forma no salto com vara você esperava atingir esses resultados que está conseguindo?
O Elson sempre me disse que eu poderia ser uma grande atleta desde o 1º dia que ele me viu, mas nunca imaginei chegar no nível que estou hoje.

Isaac j
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos